Unhas Encravadas

Bom dia amorecas, tudo bem com vocês? Hoje vim aqui falar de um assunto que graças a Deus aconteceu apenas uma vez comigo, as temidas unhas encravadas. Alguém aí sofre desse mal?
Infelizmente sofri desse probleminha uma vez, na unha do dedão do pé, cortei errado e acabou encravando. Uso muito sapato fechado pra trabalhar e piorou ainda mais a situação. Mas ainda bem que consegui desencravar sem muita dor, hoje eu tomo muito cuidado ao cortar as unhas.

A unha encravada acontece quando a unha nasce torta e encrava na pele do dedo. Apesar de poder acontecer nas mãos, é mais comum nos pés por causa de sapatos que pressionam as unhas e acabam as danificando e atrapalhando o seu crescimento normal. Outra causa desse problema é o corte errado das unhas. Pés chatos têm uma tendência maior para passar por isso.
Para que as unhas não encravem, vamos seguir apenas algumas regrinhas básicas.

1. Se o seu caso não for grave, consegue fazer em casa. Coloque um pouco de água para ferver, após fazer isso coloque a água em um recipiente deixando-a em uma temperatura boa para conseguir mergulhar o pé, deixando de molho por cerca de 15 minutos.

2. Esterilize seu alicate com álcool para evitar mais problemas, corte o canto da unha onde está doendo, tenha cuidado para não machucar mais e piorar o problema.

3. Novamente, coloque água quente em um recipiente, dessa vez com sabonete, e deixe seu pé descansando por mais 20 minutos. 

4. Ao terminar, coloque uma pomada anti-inflamatória na área para auxiliar na cicatrização. Quando o problema for resolvido, evite usar sapatos fechados por um tempo. 



Em casos de dor extrema, você pode tomar um anti-inflamatório. Já se a ferida estiver muito feia, é mais recomendado procurar uma podóloga para tratar do problema. Se a unha estiver inflamada é recomendado que se vá a um profissional da área. 

Importante: Diabéticos nunca devem realizar auto-tratamento. 


É importante frisar que a melhor forma de prevenção contra unhas encravadas é o uso de sapatos arejados e confortáveis. Além disso, as unhas devem ser cortadas de forma quadrada, não redonda, não devem ser cortadas ao extremo, de forma que nunca fiquem rente a pele e uma lixa deve sempre auxiliar no final do corte. Um sapato que pode facilitar o aparecimento desse problema são os de bico fino, por isso devem ser evitados. As cutículas também não devem ser tiradas, pois elas servem para proteger as unhas das ações de micro-organismos.



Lembrem-se sempre, procure sempre um médico.


É isso meus amores,
Por hoje é só, fiquem com Deus.
Big beijos ;*
 

0 comentários:

 

Vem Curtir!

Segue também!

Novidades por email!

Instagram